Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
Conheça o Maranhão - Pontos Turísticos
O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O estado se localiza no extremo noroeste da Região Nordeste. Limita-se com três estados brasileiros: Piauí (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Pará (oeste), além do Oceano Atlântico (norte). Com área de 331 937,450 km², possui 217 municípios, sendo o segundo maior estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil. O estado possui uma população de 7.000.229 habitantes. A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Outros municípios com população superior a 100 (cem) mil habitantes são: Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal. Em termos de produto interno bruto, é o quarto estado no ranking da Região Nordeste do Brasil e o 17º no Brasil. As principais atividades econômicas são: a indústria (o trabalho de transformar alumínio e alumina, celulose, alimentícia, madeireira), os serviços, o extrativismo vegetal (babaçu), a agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e a pecuária.
Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui o segundo maior litoral do país, resultando em uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. Também é perceptível, na maior parte do ano(entre os meses de maio a novembro), a seca branda na Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, acentuadamente em São João dos Patos e Barão de Grajaú. Essa diversidade está organizada em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. São eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás. Com redução de altitudes e regularidade da topografia, é apresentado um relevo modesto, superior a 90% da superfície inferior a 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os rios mais importantes. Eles pertencem às bacias hidrográficas do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Ocidental e do Tocantins-Araguaia.
História
O Rei de Portugal Dom João III dividiu a região do Maranhão em duas capitanias hereditárias, que o monarca entregou a Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade, no ano de 1535 (região descrita como grande baía com uma ilha). A partir de então, até os franceses se estabelecerem em 1612 (França Equinocial), o conhecimento da área não foi tomado por Portugal. Em 1615, no contexto da Conquista do Nordeste e Conquista da Amazônia (período de combate as forças estrangeiras que estabeleceram fortificações na região), uma expedição com portugueses e brasileiros partiu da Capitania de Pernambuco, sob ordem do Governador Geral da Armada e Conquista do Maranhão Alexandre de Moura e liderança de Jerônimo de Albuquerque, visando expulsar os franceses e consolidar o domínio português. Como recompensa pelo êxito na empreitada, o General nomeou Jerônimo de Albuquerque Capitão-Mor da Conquista do Maranhão e, em 1621, foi instituído o Estado do Maranhão, por Filipe II de Portugal (e Filipe III da Espanha) no Norte do América Portuguesa, porém instalado em 1626 devido aos conflitos com os holandeses. Sendo o novo Estado uma colônia independente e autônoma do Estado do Brasil, a criação da Capitania do Maranhão ocorreu em paralelo à fundação do Estado do Maranhão, ficando a Capitania subordinação ao Estado.
Em 1641, os holandeses ocupam a ilha de São Luís, de onde foram expulsos pelos portugueses em 1644 consolidado o domínio português. Em 1654, foi criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, devido ao progresso e ascensão da região de Belém. A Coroa Portuguesa verificou que tal organização administrativa favorecia apenas aos interesses pessoais de donatários e sesmeiros. Em 1774, o Estado foi dividido em duas unidades administrativas por Marquês de Pombal: o Estado do Maranhão e Piauí e Estado do Grão-Pará e Rio Negro. O Maranhão apenas foi conquistado pelo Império do Brasil em 1823, porque Portugal o defendeu muito fortemente, e somente depois que o almirante Lord Cochrane interveio, a pedido de Dom Pedro I. Em 1831, foi irrompida a Setembrada, que pregou que fossem expulsos os portugueses e os frades franciscanos, e, em 1838, a Balaiada, um movimento popular que contrariava a aristocracia rural. A economia declinou devido ao fato de que a Princesa Isabel aboliu a escravidão, só vindo à recuperação na época da 1ª Guerra Mundial.
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Hounds - Silent Partner
Inscreva-se no canal
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça Belém do Pará:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Guía turística - Darwin, Australia | Expedia.mx
Si estás pensando en unas vacaciones a Darwin, Australia, este vídeo cerrará la duda con broche de oro.
Expedia.mx te ofrece amplia información sobre tus destinos favoritos, incluyendo información sobre los mejores hoteles, boletos de avión baratos, y renta de autos económicos. Pero eso no es todo, también tenemos información sobre las mejores temporadas para visitar, detalles sobre los aeropuertos, y los puntos de interés que no te puedes perder en tu viaje a Darwin.
Visita para descubrir más para tus siguientes vacaciones a Darwin.
--------------------------------------------------------------------------------------
Síguenos en nuestras redes sociales:
Facebook:
Twitter:
Sigue nuestro blog:
--------------------------------------------------------------------------------------
Por Brasil en moto, de Recife a Natal - Ep#18 - Vuelta al Mundo en Moto
Viajando por Brasil en moto, el tramo de Recife a Natal lo hice con Abi, una amiga de Bilbao que vino a visitarme. Los dos en mi moto, disfrutando de la costa brasileña. Es increible poder viajar por Brasil en moto.
Actualmente estoy viajando por Sudamérica en moto, he cruzado Brasil en moto, las Guyanas y ahora bajo hacia Argentina y Chile tras viajes Bolivia, por la carretera panamericana.
Durante esta vuelta al mundo en moto, mediante los vlog de viaje, lograras viajar en moto por el mundo conmigo, sumergiendote en las culturas que visite, entrando en sus casas, compartiendo el día a día con las familias que me acogen, conociendo sus vidas, sus amistades, como se relacionan.
Además, podrás ver las rutas en moto, anecdotas de viaje que me van sucediendo con la moto y te daré consejos de viaje, para que a ti te resulte aun más fácil. Te contaré como lidiar con los timadores y buscavidas que me salen al paso y la multitud de sentimientos que se viven durante un viaje largo.
Podrás ver cuales son las carreteras peligrosas e incluso algunas carreteras infernales, si no tienes en cuenta el clima.
EQUIPO CON EL QUE VIAJO:
Moto: Honda Transalp 650
Chaqueta: Held
Pantalón: Held
Botas: Held
Guantes: Held
Casco: Schubert
Intercomunicador:
Kit de Amortiguación: Mambatec
Asiento: Lolo Pamanes
Maletas: Big Husky
Bolsas Impermeables: Oasisand Bags
GPS: Garmin 64S
EQUIPO DE GRABACIÓN Y EDICIÓN:
Camará Principal: Samsung S7
Segunda Cámara: Xiaomi Yi 4K
Edición de Video: Final Cut Pro X
Tripodes: Gorilapod
Subscribete a mi canal para veer los nuevos videos:
Y sígueme en mis redes sociales:
PUEDES ENCONTRARME EN:
No olvides ponerle el dedito arriba y compartirlo!